quinta-feira, 12 de novembro de 2009

a-

a-,é de duas naturezas, de significação e de eufonia (agradável e harmonioso ao ouvido com elegância e suavidade no falar.
Junta-se a verbos e a adjetivos para exprimir o uso, o emprego, a forma, a imitação: abichonarsse, ajojado, ajeitar-se. Enfim usar, ser, apropriando-se daquilo que seja sua ação e uso como ato.
Também transmite idéia aumentativa, extensiva ou intensiva: assoada (prolongação de som), adoçar, assoalhar, afamar, abrasar, afervorar, apavorar. Junto a certos verbos denota uma idéia de destinação, de tendência para um certo fim, o exercício da atividade num certo sentido, ao contrário das suas formas simples, que significam a plenitude da ação sem dependência alguma: chegar, achegar; cercar, acercar; juntar, ajuntar; baixar, abaixar. Empregava-se a-, igualmente, em muitos verbos em que hoje se usa-se em: afeitar, enfeitar; abainhar, embainhar.
a-, eufônico emprega-se com verbos e nomes começados por consoantes para tornar mais fácil a sua articulação: acipreste, alâmpada, alevantar, em vez de cipreste, lâmpada etc. Amamentar uma mente anormal, aspecto. E significa ausência: acéfalo, afonia, amnesia, anônimo.

Nenhum comentário: