quinta-feira, 21 de abril de 2016

O início do fim do vício

A vontade é o que eu refletidamente quero. O desejo é o que eu até refletindo que não, mesmo assim quero. A má interpretação do conceito de vontade pode levar ao entendimento de que o homem seja um ser guiado somente por seus impulsos mais primitivos e de que ele não consiga, nem possa se erguer na natureza mediante os outros seres vivos. Assim sendo, torna-se muito importante o entendimento da atuação recíproca entre vontade e desejo.

Assim afora o Deustino, tudo o que faço é um ato de vontade. Não conheço profundamente a eletricidade. Sei e sinto que ela existe, quer seja por algum choque ou pela luz que está na minha lâmpada.

 O mundo me adentra por meio de meus sentidos e é por mim representado, interpretado da forma que meus conhecimentos e experiências que são alimentados e por esses mesmos forjados.

O mundo é o que percebo e reconheço. O decifro intimamente e assim com minha vontade ajo conforme a realidade que opto ser minha verdade. Na realidade o ódio e violência imperam, mas na verdade o amor e paciência são eternos. Se você ama algo, essa algo cresce e fica bonito e bem cuidado. Se você odeia algo, esse algo será fatalmente destruído. Assim após uma pesquisa muito profunda, o conceito de minha vontade se cristaliza, pouco a pouco, nos esclarecimentos sobre a afirmação e a negação de desejos. Por outro lado, meu corpo, essa matéria orgânica é o mais alto grau de objetivação da vontade de minha vida. O intelecto é uma instância reguladora da ação (objetivação da vontade), entretanto, ele está sempre a mercê dos desejos, no intuito de dar-lhe um caráter plausível, tanto para o próprio indivíduo, quanto mediante os outros, a fim de justificar constantemente os atos como fruto de uma ação gerida pela razão.

Na ausência da atuação do intelecto, o que se tem é a atuação livre dos desejos, tornando-se não virtudes, mas sim vícios. E é dessa condição que a vontade revela sua essência original e clara, pois se a vontade reside em todas as ações humanas, pode-se entender o mundo como espelho da vontade e não do contrário.

A vontade sabe onde o conhecimento a ilumina, constantemente o que a vontade quer aqui e agora, mas nunca o que ela quer como um todo. Cada ato isolado tem um propósito, o querer na sua totalidade não.

A vontade afeta diretamente o agir humano, e atua de forma fundamental no conhecimento, Torna tudo aquilo que é conhecido em familiar, aquilo que se encontra no interior do próprio eu, o a saber, a a vontade. resta uma coisa em si que pode e deve ser conhecida, e essa é o próprio corpo humano, pois este é concebido de forma dupla, ou seja, o corpo humano é objeto do conhecimento e, como tal, submetido a todas as formas de conhecimento como tempo, espaço e causalidade, por outro lado, o corpo humano é entendido como o mais alto grau de objetivação da vontade.

Em outros termos, o corpo humano é o único objeto do conhecimento, ou fenômeno, que é vislumbrado a partir de duas perspectivas completamente distintas: uma como um objeto representado e aferido pelo intelecto, e em termos de perspectiva da orientação do pensar de fora para dentro; outra, como o mais alto grau da objetivação da vontade, ou como vontade simplesmente, e para o pensar: de dentro para fora, sobretudo, quando se pensa o que a vontade quer do corpo, analisando todos os impulsos e ações que este assume, todo movimento que o corpo realiza é um reflexo de um ato de vontade.

Saindo do lago de indiferença ou incapacidade. O problema entre os seres começa a existir justamente ao se pensar como a objetivação da vontade se explica. “todo nível de objetivação da vontade disputa com os outros a matéria, o espaço e o tempo [...] já que cada um quer revelar sua idéia”

Dessa colocação, pode-se entender que o simples fato de um ser existir e necessitar de um corpo para efetivar sua existência já representa um obstáculo para a existência de outros tantos, dada a limitação de matéria disponível.

a vontade objetivada na forma do indivíduo não reconhece no outro a mesma vontade que o jogou para a vida. Logo, o que se tem é a luta da vontade contra si mesma, que para a própria vontade não há consequências, mas sim, para os indivíduos, pois desta luta surge o egoísmo como característica principal do agir humano. O egoísmo é, de certa forma, uma afirmação plena da vontade objetivada dentro de um corpo que só pode entender o seu agir de forma limitada, assim como, limitado é o seu intelecto mediante o tempo infinito e a vontade que se manifesta em tudo, a todo tempo e em todo o tempo. O egoísmo não consegue reconhecer em outros sujeitos a vontade que nele habita e o anima, assim como, no conceito de não liberdade da vontade humana

Não se pode ser outra pessoa, a não ser aquela que é. Melhorada pelas experiências apreendidas e muito bem executadas. Mas de onde brota o querer saber para melhor viver ou mesmo para se ser de fato? Brota do sofrer A tragédia do sujeito do querer é que não há objeto do querer que o preencha plenamente. Sendo assim, a vida se torna uma busca, sem paz e sem pausa, pelo próximo objeto do querer, que, na ilusão do sujeito do querer, será aquele que lhe dará o tão ansiado sentido pleno da vida, portanto, viver é sofrer!

 

O intelecto, a consciência de si e de mundo do sujeito do querer é tão exaustivamente esgotada pelo querer, que ele já não tem mais energia intelectual para enxergar nada, a não ser os meios para a efetivação dos anseios, gerando uma plausibilidade pretensamente racional para os mesmos.

O ser humano torna-se plenamente um escravo a serviço dos desejos da qual ele, por vezes, até nega a existência! Tudo o que impulsiona o sujeito do querer é o motivo gerado pelos desejos. Não é de causar espanto que a raça humana, que se considera tão superior e tão elevada, continue a encontrar enormes barreiras interiores para se enxergar pois, para que a ruína da fábula construída em torno do gênero humano se desfaça até a última pedra, é de fato necessário que o ser humano se reinvente.

 Há uma porta aberta para a fuga da escravidão imposta pelos desejos, solução essa que se estabelece sempre que o sujeito da Vontade se torna o Sujeito do Conhecer. Quem é o Sujeito do Conhecer? É aquele que consegue com o seu poder mental, dirigir o seu foco mental para fora do motivo do desejo e passa a ver o mundo livre da relação com esse, ou seja, sem interesse, sem subjetividade, pois o mundo é apenas representação e não motivo. Mais do que tudo, as artes, sobretudo a música, são os elementos que detêm o poder de fazer o sujeito do conhecer aflorar de dentro do sujeito do querer. Nas artes ou na natureza, o querer não encontra o seu correlato. Toda a dor e todo o sofrer cessam a ilusão da individualidade, da subjetividade e cedem lugar a uma existência que é apenas o olhar do mundo, que perde o seu valor. Esse estado contemplativo (ou seja, negação temporária da vontade), é o elemento mais urgente em mim.

 


 

Nenhum comentário: