domingo, 27 de abril de 2014

Ó! eu aqui


Quando nos autoconhemos, agimos melhor. E o autoconhecimento, também, nos dá liberdade de saber escolher o que fazer. Por sua vez essa liberdade nos torna responsável. Somos o melhor fiscal de nossas ações, tanto que não precisarão leis nos proibindo de jogar lixo no chão e outras contravenções penalizadas com multas e cadeia. É esse autocontrole que promove a ordem social. Mas não estamos acostumados a refletir sobre o que, por que e como pensamos e agimos. Simplesmente pensamos, ou nem pensamos, somente agimos. Fazemos tal coisa por costume, facilidade... Preferimos não tomar conhecimento de reflexões dos por quês da vida. Isso poderia exigir uma mudança, sairíamos de nossa rotina. No entanto, tais mudanças são altamente necessárias. Principalmente as pessoas mais buscadoras. Você, por exemplo, que está lendo e entendendo esse texto. Você não chegou até aqui para desistir agora. Somos mais que minerais, vegetais e animais. Seja o que for que pensemos ser mais. Fazemos parte desse algo mais. Somos esse algo mais. Mas juntos é que nos encontramos. E quanto mais refletimos, clareamos os caminhos para dentro de nós mesmos. E la que está a chave que abre todas as portas que nos separam.  Escrevi e você leu. Não desistamos. Não quero aqui parecer nem ser um louco ou pouco. Nem normal, nem muito. Estou tentando chegar ao que sou. E é sem ego que embarco nessa. Sei que posso saber, se me propuser. Dedicar-me. Surgiu-me a palavra “carma” em reflexo a calma. Isso mesmo: paciência harmoniza.

A realização plena pode estar em se autoconhecer e autocontrolar
Resumindo estamos juntos nessa. Sem imposições. Livres para responsável e caridosamente transcender essa nossa situação. A sociedade. A comunidade. O condomínio. Os amigos. A casa. A família. No indivíduo está a doença e a cura. Não é por revolução a mudança. É por evolução individual a solução.
Surpresos com a minha pretensão? Saibam não é minha essa pretensão. Essa vontade de evoluir está no mais que humano em nós. Por tal que até aqui chegamos. Desde o descobrimento do fogo até a vida que tornamos esse jogo.

ESTAMOS DE MUDANÇA

Somos bons sim. Pelo menos a maioria. Somos úteis, cada um em sua função. Um dedo não é melhor que a mão. Não somos nada, a não ser de mãos dadas.

SOMOS OS MESMOS, E VIVEMOS COMO NOSSOS ANCESTRAIS

 Na realidade, o que mudou foi a tecnologia. Nós ainda temos o mesmo corpo que nossos antepassados. Conservamos em nosso íntimo as mesmas diretrizes de valores éticos e sociais de todos os tempos. A sociedade que vivemos vai melhorar, pois somos intrinsecamente, ainda, humanos.





Nenhum comentário: