terça-feira, 30 de dezembro de 2008

O poder de mudar está em nós

Num verão daqueles de fazer ovo suar, um conhecido meu trabalhava em um jornal de circulação nacional em uma das sucursais do interior. Era uma cidade não tão pequena, que assim podia se dar ao luxo de ter um caderno local.
Numa das reuniões de pauta, um sabichão disse ter visto algumas pessoas se refrescando na caçamba de uma picape. Jogaram uma lona impermeável sobre ela, encheram de água e ficaram lá com seus patos de borracha, bóias ao som de alguma música de qualidade duvidosa enquanto o sol esturricava o asfalto.
Só a possibilidade de uma foto dessas já valeu o entusiasmo do editor-chefe local como uma boa forma de retratar a onda de calor histórica. Os jornais sempre dão um jeito de fazer com que qualquer onda de calor seja históricas.
Uma equipe foi designada para fotografar todas as picapes-piscinas que surgissem para registrar assim a nova moda para enfrentar o calor.
Mas nada. Ao que parece, o sabichão que se manifestou na reunião de pauta tinha visto um caso único ou então tinha inventado aquilo. O ímpeto jornalístico, no entanto, fez com que todos ali vislumbrassem uma nova geração de piscinas móveis e banhistas automotivos que uniam a diversão à locomoção.
O fechamento da edição de fim de semana estava chegando e nada de fotografia. Foi então que alguém decidiu alugar uma picape, contratar alguns modelos e comprar uma lona impermeável. A foto foi então montada e, domingo, estava nas bancas com um belo texto falando da onda de calor e da nova moda.
Moda que, a julgar pelos resultados das equipes que saíram à cata de picapes-piscina, não existia.
O resultado dessa notícia fabricada foi que no fim de semana seguinte o que mais se via na cidade eram picapes com lonas impermeáveis na caçamba cheia de água e pessoas se refrescando por ali ao som de alguma música de baixa qualidade.
Essa história só demonstra o poder que a imprensa e os meios de comunicação em geral têm de criar realidade.
http://livroseafins.com/2007/02/11/as-ilusoes-perdidas-de-honore-de-balzac-e-o-poder-de-inventar-realidade-da-imprensa/

Nenhum comentário: