sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Sexo na sala de aula.



O conhecimento é transmitido por um professor que fica falando, falando, por 40, 50 minutos, parece que os alunos nada sabem, só ele detêm conhecimento. Os alunos são seres sem luz, não aprendem a pensar, só aprendem a repetir o que o professor diz. Tornam-se robôs repetidores. Ótimos para trabalharem com eficiência e rapidez. Não sabem pensar por si só, decidir, planejar, apenas executam o que lhes é mandado. O decidir, pensar, criar... é deixado para os privilegiados que receberam  formação em escolas da elite.
Na real os professores de qualquer escola têm que compreender que é preciso ter um processo de diálogo para repassar informações (conhecimento). E diálogo é feito lado a lado, não de uma posição superior (a de o professor é o que sabe e o aluno é o que não sabe). Ao estar dialogando com o aluno ele está compreendendo o processo de lógica desse aluno. Por exemplo: um aluno escreve seu nome “João” com dois “os” no fim (Joãoo). O professor que não tenta compreender o processo lógico que faz esse aluno escrever seu nome com dois “os” no final. Simplesmente diz que está errado, criando uma relação de superioridade a do “eu sei e tu não”. O professor que está errado, pois todo erro tem um processo lógico que precisa ser encontrado pelo professor e a partir dai professor e aluno acharem o caminho da compreensão, que é o caminho do aprendizado. O lance é aprender junto. O professor ideal é aquele que propositalmente põem-se diante do aluno como se estivesse buscando o porquê que João só tem um “o” no final. Aí sim. Os dois questionando e buscando respostas juntos criarão o saber.

A palavra “saber” vem da mesma origem de sabor que significa perceber o gosto de uma coisa, sentir. Então saber é uma experiência única. O gosto de algo é pessoal. Não existe uma pessoa que sabe mais que as outras, existem saberes diferente. Um filósofo sabe sobre filosofia e um pescador sobre pescaria. Professores não sabem mais que alunos, assim sendo eles têm que buscar no diálogo uma forma de se comunicar de igual para igual. Criando pessoas que tenham ideias próprias para resolver seus problemas, que saibam planejar suas vidas, que saibam questionar e opinar. Agora vocês já sabem porque o título desse texto. É para iniciar a comunicação por meio de cu... ri...osi...dade

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