domingo, 9 de setembro de 2012

Escola aberta e a FA.FA (FAculdade da Família)




Na Rede Municipal de Ensino (RME) vou propor que escolas municipais mantenham cursos técnicos (administração, empreendedorismo, informática...) versáteis e em horários alternativos, voltados para a preparação ao trabalho. Criar oficinas especiais para qualificar melhor pessoas de qualquer idade que atuem como pedreiros, eletricistas, encanadores, mecânicos, eletrônicos... Profissionalizando-os ou mesmo direcionando-os em um novo plano de carreira de trabalho.
Preparar e mediar palestras que tratem sobre assuntos pertinentes à família: psicologia voltada à mediação e solução de conflitos familiares (procedimentos em relação a parentes que usam drogas, álcool e cigarro); auxiliar famílias que têm jovens envolvidos na violência. E aulas de matemática do cotidiano e educação financeira, com informações básicas para não nos perdermos nas contas no final do mês. Cursos preparatórios para a vida em sociedade, que trate sobre planejamento familiar, gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, higiene, cuidados com a saúde, nutrição... Testes vocacionais. E mais, toda a ideia que contribua para termos uma população cada vez mais culta, leitora e atenta.
Professores dialogando sobre filosofia, sociologia, história e geografia. Personalidades da cidade difundindo literatura e os saudáveis hábitos de ler e escrever. Todos juntos com o objetivo alargar os horizontes intelectuais e culturais da maioria de nossos irmãos. Um povo culto e irmanado, isso é que faz diferença numa sociedade.

Um comentário:

ATUALISTAS REPÓRTER ELO disse...

Um povo culto e irmanado, essa pode ser a solução para a desigualdade social, ajudar a termos uma melhor saúde e pode diminuir a banalização que ae está