domingo, 30 de maio de 2010

Estética Atuante





Não agüentamos mais cultivar esse momento. O irmão ali do lado está (ao sabor da frieza do consumismo, ignorante e ignorado) com frio e fome, enquanto o semelhante indiferente passa em sua máquina possante. Claro que um revoltado, na primeira oportunidade vai lhe cobrar, de forma nada justificável, sua atual situação e a nossa injustificável insensatez.
Os Atualistas declaram que atuam, por não mais essa situação aturar. O desequilíbrio social vem da miséria cultural de nosso povo. A verdadeira miséria é morrer de fome na beira do mar por não saber pescar. Os mandantes do caos atual compreendem verdadeiramente que quanto mais ignorante, mais fácil de manipular. Sabedores de que a violência é a conseqüência dessa inconseqüência, mas nada importa fecham a porta. Mais bandidos e outros infelizes morrem no final das contas. Mas tem que ser assim. Quem vai admirar suas riquezas? Tem que haver a pobreza para lustrar os sapatos da indiferença. -Notórias considerações? Porém pouco observadas.
O processo de produção artística do mundo só se interessa na medida que satisfaz a oferta de consumo. É um auto-enriquecimento ilícito, imposto pelo condicionamento de mentes ressequidas de vontades, escravas.
Este condicionamento artístico, econômico e político nos levou ao raquitismo filosófico e à impotência, que, às vezes inconsciente, às vezes não, geram essa descabida banalização da violência. Mata-se por inconsciência.
Os Atualistas vão despertar nossa juventude ao supra-sumo de sonhar um momento melhor e o buscar. A indignação social está fadada a violência descabida e a drogadição. Uma vida sem poesia é uma vida vazia, pronta para uma mente tonta lhe vender sua própria liberdade a custa de uma sensação de ilusão...Onde estou? Quem sou? Para que sirvo? Para onde vou? O que faço?
É o imediatismo imperando novamente. É urgente uma arte mais atuante.
A política é uma arte que vai ser rebuscada numa nova performance esse ano.
A violência gerada pela ignorância não é somente um sintoma alarmante: é a ferida exposta de nossa própria falta de atitude perante ao bem estar da vida em grupo.
Aí reside a trágica originalidade do cinema atuante, nossa originalidade é nossa vontade de atuar na busca de soluções...
A violência não será curada pelos planejamentos de gabinete(..). Assim, somente uma cultura de consumo de arte compreensível a maioria pode superar tão angustiante momento.
O comportamento exato de vários indivíduos sem cultura é a violência generalizada.
Os Atualistas não pretendem uma revolução a tudo como está, sim a evolução no sentimento da maioria para justificar sua condição de cidadão do século XXI. Eis aí o ponto inicial para que compreendamos nossa existência e motivos de convivermos em paz. Não estamos surpreendentemente criando algo novo. Estamos trazendo á tona todo o conhecimento de nossa humanidade, enquanto sociedade, de uma forma útil e de fácil acesso a maioria.
Conscientizando que a possibilidade única, de vencer na vida em sociedade, é não haver derrotados em tanto desequilíbrio social. Com a força da cultura todos podem sonhar e almejar, dentro de suas possibilidades e intenções, uma vida melhor. O luxo é o verdadeiro lixo atual.
Enquanto não abrirmos e lermos livros seremos escravos. Os primeiros passos; textos curtos, com informações básicas, que de forma interessante enriqueçam o universo de possibilidades do povo;
Músicas, que além de fazer o esqueleto requebrar, elevem a alma com uma energia positiva, harmônica e agradável;
Vídeos curtos, ocupando o menor espaço de tempo dos expectadores. Porém causando reflexões filosóficas. Sem moralismos. Algo que não precise se explicar, causando um próprio entendimento e ou interpretação;
Uma arte que, necessariamente, traga luz e esclareça (desde o mais simples ao mais requintado cidadão) nossa realidade pronta a ser modificada por atos com mais sentimentos de humanidade e fraternidades gerais... Que provoquem paz. Que tragam satisfação. Resultando em uma caridade intelectual aonde os conselhos sejam utilizados e as virtudes valorizadas...
Os Atualistas não querem ser uma panacéia, mas toda chance de cura à nossa doente sociedade é preciso ser tentada. Tentemos!
Onde houver uma pessoa, lá teremos um amigo, um aliado na busca de uma vida melhor agora, já. Seja um Atualista como todos os humanos do bem que já passaram, passam e passarão por aqui...
O Eterno é Atual
Por Glauber Rocha

Nenhum comentário: