O conhecimento é transmitido por um professor que fica falando, falando, por 40, 50 minutos, parece que os alunos nada sabem, só ele detêm conhecimento. Os alunos são seres sem luz, não aprendem a pensar, só aprendem a repetir o que o professor diz. Tornam-se robôs repetidores. Ótimos para trabalharem com eficiência e rapidez. Não sabem pensar por si só, decidir, planejar, apenas executam o que lhes é mandado. O decidir, pensar, criar... é deixado para os privilegiados que receberam formação em escolas da elite.
Na real os professores de qualquer escola têm que
compreender que é preciso ter um processo de diálogo para repassar informações
(conhecimento). E diálogo é feito lado a lado, não de uma posição superior (a
de o professor é o que sabe e o aluno é o que não sabe). Ao estar dialogando com o aluno ele está compreendendo o processo de lógica desse aluno. Por
exemplo: um aluno escreve seu nome “João” com dois “os” no fim (Joãoo). O professor que não tenta compreender o
processo lógico que faz esse aluno escrever seu nome com dois “os” no final. Simplesmente diz que está
errado, criando uma relação de superioridade a do “eu sei e tu não”. O
professor que está errado, pois todo erro tem um processo lógico que precisa
ser encontrado pelo professor e a partir dai professor e aluno acharem o
caminho da compreensão, que é o caminho do aprendizado. O lance é aprender
junto. O professor ideal é aquele que propositalmente põem-se diante do aluno como
se estivesse buscando o porquê que João só tem um “o” no final. Aí sim. Os dois
questionando e buscando respostas juntos criarão o saber.
A palavra “saber” vem da mesma origem de sabor que significa
perceber o gosto de uma coisa, sentir. Então saber é uma experiência única. O
gosto de algo é pessoal. Não existe uma pessoa que sabe mais que as outras, existem saberes diferente. Um filósofo sabe sobre filosofia e um pescador sobre
pescaria. Professores não sabem mais que alunos, assim sendo eles têm que buscar no diálogo uma forma de se comunicar de igual para
igual. Criando pessoas que tenham ideias próprias para resolver seus problemas,
que saibam planejar suas vidas, que saibam questionar e opinar. Agora vocês já sabem porque o título desse texto. É para iniciar a comunicação por meio de cu... ri...osi...dade
Nenhum comentário:
Postar um comentário