segunda-feira, 13 de junho de 2011

Primeira câmera digital -1975




Hoje em dia, tão populares e com uma infinidade de modelos dotados de recursos para atender desde amadores até exigentes profissionais da fotografia, com uma gama de preços que que vão desde os mais acessíveis a qualquer consumidor, até aqueles de custo elevado, as câmeras digitais aos poucos se firmaram no mercado desbancando as tradicionais, que utilizam as bobinas de filmes de acetato de celulose recobertos com emulsão de compostos de prata sensíveis a luz e que ficaram restritas ao uso de puristas e saudosistas, ou destinadas a obtenção de imagens que por sua natureza ou destinação exijam o uso do sistema antigo, inventado no final do século XIX e aperfeiçoado ao longo do tempo.

A primeira câmera digital foi apresentada em dezembro de 1975, inventada por Steve Sasson que na época trabalhava como engenheiro da Eastman Kodak Company e que projetou e montou o protótipo em laboratório, visto na ocasião como um simples exercício de pesquisa, sem nenhuma promessa de se tornar um sucesso comercial.

Nela foi usado o então recente sensor de estado sólido CCD (charge-coupled device) desenvolvido pela Fairchild Semiconductor, a mesma tecnologia usada nas câmeras atuais, e que décadas mais tarde iria revolucionar a fotografia. O protótipo de Sasson era do tamanho aproximado de uma torradeira doméstica de pão e pesava 3,6 Kg, gravando imagens em preto e branco em uma fita cassete, com a incrível resolução de 10 mil pixels (0,01 megapixels na atual terminologia), levando 23 segundos para gravação de cada imagem.

Para visualização das fotos, foi construído um dispositivo especial acoplado a um leitor de fita, que permitia a apresentação das imagens gravadas em aparelhos comuns de TV. A leitura e conversão do sinal de cada imagem também levava 23 segundos.

Ninguém podia prever que aquele protótipo esquisito, pesado e pouco atraente viria um dia, usando a evolução tecnológica da informática e eletrônica, dar origem a produtos leves e de alta definição e praticamente mandar para o museu as cobiçadas câmeras convencionais de marcas famosas, entre elas a Agfa e Rolleiflex.

Fonte: http://ueba.com.br/forum/lofiversion/index.php/t88206.html

Nenhum comentário: